compartilhe

0

Colunistas

Como treinar a mente na corrida?

Vença a si mesma, seus medos, suas limitações e chegue ao seu objetivo!

Bruna GuidoPor
Bruna Guido

E aí atletas, como vocês estão!? Faz um tempinho que não escrevo algo por aqui, mas estou de volta. A vida às vezes é tão corrida, com tanta coisa para fazer, que parece que seria melhor ter algumas horas a mais nos dias, né?

Bem, eu queria falar com vocês sobre ter uma mente vencedora! A sua mente, seus pensamentos, sua cabeça te boicota ou te faz ir mais longe?

Eu acredito seriamente que a nossa mente, nossos pensamentos são responsáveis por muitas coisas que acontecem na nossa vida.

Como assim?

Quando você está correndo uma prova de rua, você tem controle dos seus pensamentos? Quais são os seus pensamentos durante a prova? Já ouviu alguém dizendo que “quebrou por conta da cabeça”? E a galera que disputa a prova, você imagina o que passa na cabeça de cada um?

Quando eu estava me preparando para a minha primeira maratona, tive um momento de desmotivação, desânimo, bad. Eu não conseguia nem terminar os treinos, eu já saía de casa pensando que ia ser ruim, que iria doer, enfim… Os meus pensamentos me colocavam para baixo antes de iniciar a corrida.

Até que eu tive um start e comecei a ler sobre coaching e, mesmo não sendo formada, eu comecei a aplicar as coisas que eu lia para treinar a mente! E fui parar nas mãos de Moniqui Agnes e fizemos um trabalho juntas para a minha segunda maratona – e venho aplicando cada vez mais na minha vida e na vida dos meus atletas.

MAIS
Mitos e verdades sobre a celulite
Receita: chips de batata-doce

Treinar a mente para ela ser vencedora

A sua mente vence, você vence! Não estou falando de vencer provas ou alguém. Eu digo vencer a si mesmo, seus medos, suas limitações, chegar no seu objetivo.

E como treinar a mente? Pensamentos positivos. Meio óbvio né? Mas é difícil manter-se positiva quando não estamos em uma situação favorável – e é exatamente aí que você vai treinar!

Visualizar-se fazendo algo bem feito irá condicionar a sua mente e ela vai entender que você faz aquilo bem. Visualize-se conquistando aquilo que quer, mas visualize todo o processo para chegar lá – isso é treino! Veja coisas que te motive, pessoas, lugares, tudo que tenha a ver com o seu o objetivo – e se sinta realizando!

Eu treinei a minha mente para fazer meu melhor tempo na prova Athenas e conquistar o primeiro lugar. Me visualizei correndo muito rápido, com técnica, postura e muito fôlego durante a semana toda, quase não dormi na noite anterior à prova.

Quando me posicionei na largada só via meninas fortes, que sempre fazem tempos melhores que eu. Mas eu estava preparada, eu sentia isso. Largamos em um pelotão de 10 meninas e uma foi se distanciando. Eu não tirei o olho dela nenhum segundo até estar correndo lado a lado.

Controlei a respiração e me mantive firme ao lado dela, mantendo um ritmo que fazia tempo que eu não fazia. Eu fui me motivando, me parabenizando por estar ali e fui a cada passada ficando mais forte. Até que nos últimos 500 m acelerei ainda mais e conquistei o primeiro lugar!

Venci a mim mesma!!

Faça isso também!! E veja como ter uma mente vencedora irá te ajudar em todas as outras áreas da sua vida também.

Galera, um grande beijo e quem tem alguma dúvida, comentário, sugestão, fale aí!