compartilhe

0

Colunistas

Filha muito fechada. É normal?

Saiba quando você deve se preocupar

Margareth dos ReisPor
Margareth dos Reis

Filha muito fechada é normal?

Vamos combinar que é comum o comportamento de isolamento no jovem que se encontra em busca de autonomia. Muitos adolescentes costumam, inclusive, eleger o quarto como o local da casa em que passam a maior parte do tempo.

Os jovens adolescentes enfrentam os maiores desafios em seu próprio íntimo.

As mudanças no próprio corpo, as emoções despertadas pelo interesse de contato afetivo-sexual com outra pessoa, as experimentações sexuais e as pressões sociais marcam significativamente esse importante tempo de transição para a vida adulta.

Por estarem abertos às novidades, muitas vezes, esses jovens se sentem confusos, atrapalhados e até envergonhados em determinadas situações nas quais não se saem tão bem quanto gostariam, passando a encará-las como ameaçadoras daí por diante.

O que, geralmente, eles mais necessitam é da compreensão dos pais e de outros adultos, principalmente, por não se sentirem pertencentes nem ao mundo infantil e nem ao mundo adulto ainda.

Para isso, deve-se usar uma linguagem esclarecedora e, ao mesmo tempo, acolhedora, que os ajudem a desmitificar os tabus sexuais e a promover uma vida sexual confortável, segura e com pessoas que eles possam escolher por se sentirem à vontade para compartilhar o prazer íntimo.

Até mais!