compartilhe

Colunistas

Evite quatro erros cada vez mais comuns na musculação

Dicas para você planejar bem sua rotina de exercícios e conseguir bons resultados no treino

Alessandra DianinPor
Alessandra Dianin

erros na musculação

Hoje em dia, somos bombardeados na internet por vídeos e fotos de exercícios. E percebo que muita gente acaba sendo influenciada e resolve incluir  no treino esses movimentos aleatoriamente, sem qualquer planejamento. Isso leva a erros muito comuns que prejudicam bastante os resultados. Saiba quais são e procure evitá-los.

1 – TRABALHAR O MESMO GRUPO MUSCULAR EM DIAS SEGUIDOS

Se você faz peito na segunda-feira, por exemplo, não deve repetir o treino na terça. O certo é trabalhar no dia seguinte pernas, costas ou abdômen. O nosso corpo evolui no descanso. Então, é muito importante respeitar um período de pelo menos 48 horas para repetir um exercício. Assim, os músculos têm tempo para se recuperarem e crescer.

2 – TER UM DIA SÓ PARA MALHAR OMBROS

Ao realizar exercícios para as costas ou para o peito, trabalhamos os ombros. Então, não faz sentido trabalhar peito em um dia e ombro no outro, pois você não vai dar o tempo necessário para os músculos do ombro descansarem. Portanto, o mais indicado é juntar o treino de peito e de ombro.

MAIS
Qual o jeito certo de respirar na musculação?
Festas, férias e fim de ano, mas os treinos não podem parar

3 – NÃO SEGUIR UM PROGRAMA BEM DEFINIDO

Tem gente que faz alguns exercícios em um treino. Aí, dias depois volta à academia e muda tudo. E na semana seguinte altera tudo outra vez. Assim, você nunca vai atingir seu máximo. Raramente adequamos as cargas e chegamos ao limite quando realizamos um exercício pela primeira vez. É necessário semanas ou meses para isso.

4 – DIVIDIR O TREINO EM VÁRIAS PARTES E NÃO IR MUITO À ACADEMIA

É comum quem malha ter um programa de treino no formato ABC. Nele, você trabalha dois ou três grupos musculares por dia. O método é ótimo para quem tem boa frequência na academia. Mas se você só pode fazer musculação duas ou três vezes na semana, é melhor executar uma série completa, com exercícios para todo o corpo.

Se não for muito à academia, com um treino ABC, você vai malhar peito em um dia, por exemplo, e pode demorar até duas semanas para voltar a trabalhar a região. Com um programa completo, é possível exercitar todos os músculos pelo menos duas vezes na semana — e evoluir!

Em meu canal no Youtube falo um pouco mais sobre os erros listados aqui. Confira neste link.